O projeto Barnabé nasceu em 2013, no município de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, por meio de um grupo informal de pessoas interessadas em dedicar seu tempo, suas habilidades e seu dinheiro para ajudar pessoas socioeconomicamente e espiritualmente necessitadas. Às quartas-feiras, no período da tarde, em um espaço cedido pela instituição religiosa Igreja do Evangelho Quadrangular, o grupo oferecia um lanche para coletores de materiais recicláveis do município. A notícia da ação foi se espalhando e, em pouco tempo, outras pessoas se achegaram para participar do momento de comunhão.
Interessados em ajudar, pequenos empresários e doadores independentes começaram a investir no projeto através de doações em espécie, alimentos e materiais de higiene. Com esse suporte, nas quartas, passamos a oferecer uma refeição para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade que comparecesse ao local.
Em 2017, um passo importante foi dado: o Barnabé ganhou status oficial de ONG, constituída por um colegiado de 9 membros e presidido pela pastora e professora Desola Fenícia Barone Dias. Na ocasião, foi reafirmado, formalmente, o caráter filantrópico, assistencial e sem fins lucrativos do projeto, cujas ações são norteadas à luz da doutrina Cristã. Não temos qualquer vínculo político-partidário.
Hoje, atuamos através de três principais eixos:
1) atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
2) acolhimento a prestadores de pena alternativa e egressos do sistema prisional
3) auxílio espiritual à luz da doutrina Cristã.
Semanalmente, cerca de 200 famílias são atendidas por meio de refeições gratuitas, cestas básicas, serviços de barbearia, doação de roupas, calçados e itens pessoais, além de aconselhamento espiritual. Contamos com a ajuda de aproximadamente 20 voluntários para realizar as ações. Nosso trabalho é realizado, exclusivamente, por meio de doações, tanto de pessoas físicas como de empresas e outras associações. Atualmente, estamos em busca de apoiadores que possam nos ajudar a concretizar o sonho de construir a sede do projeto Barnabé. Entre em contato e saiba como ajudar.